segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pesquisa In Loco: Criciúma

Bom Dia Girls :)
Vamos falar novamente sobre vitrine, hoje vou contar para vocês como foi minha continuação do trabalho de pesquisa de vitrine da aula de pesquisa de moda II, desta vez realizamos nossa pesquisa na cidade de Criciúma, especificadamente no shopping Della.
Usamos a mesma organização da pesquisa de Araranguá, visitamos 10 lojas e utilizamos um questionário com 6 tópicos, quais irei comentar um a um, começando com:
-Percepção do público
Nessa pesquisa tivemos uma maior diversificação de público, claro que predominou o público jovem e adulto, tanto no feminino quanto no masculino, mas visitamos duas vitrines com público infantil e bebê, o qual eu adorei, por que sou apaixonada por roupa infantil.
Todas vitrines souberam demostrar o seu público alvo claramente.
-Percepção do estilo
Com certeza as vitrines de Criciúma tiveram mais diversidade de estilos, encontramos estilos do social ao surf wear. Na minha opinião todas as vitrines expressarão muito bem o estilo proposto.
-Cores
Não foram todas vitrines que trabalharam com harmonia de cores, porém as que trabalharam, fizeram um ótimo trabalho, foram bem harmoniosas. Um grande destaque foi uma vitrine que utilizou o Color Block, fizeram a diferença. Ponto positivo :)
-Composição visual
Muitas vitrines usaram artifícios bem interessantes para a composição, tais como: maquina de costura antiga, TV, castelo de papel, cubos de vidros, vasos de flores, ursinhos e até uma bananeira artificial, cada vitrine chamando a atenção de alguma maneira.
Quanto a harmonia das vitrines, somente uma vitrine não foi muito feliz, talvez por falta de ousadia, deixou faltar algo que despertasse o interesse maior em quem passar por ela.
-Produtos expostos
Como visitamos lojas de diferentes estilos e tamanhos, houve vitrines com bastantes manequins, como 17 manequins, 28 e 10 manequins, e outras de 3 a 8 manequins,(tirando as lojas de calçados, que não usaram manequins) e na maioria havia peças soltas, em uma loja percebemos o excesso de peças soltas, sobrecarregando a vitrine, e outra percebemos peças soltas porém todas iguais, da mesma cor, dobradas uma em cima da outra, um quesito usado apenas para dar uma toque na vitrine já que não dava para ver a peça com clareza, oque ficou muito legal. Ponto positivo. :)
Em apenas uma loja não havia nenhum produto diferente do que a loja costuma vender em maior quantidade.
-Preço
Quanto o necessário e importante preço nas peças da vitrine, até que não foi tão mal, temos um empate, 5 lojas com preços e 5 sem preços.
Sabem como podemos ajudar a mudar isso? Quando passarmos por uma loja sem preço na vitrine, podemos fazer a gentileza de entrar e informar ao proprietário que ele "esqueceu" desse detalhe.
 Mais um trabalho envolvente e divertido de realizar, a pesquisa em Criciúma me vez entender o quanto uma cidade para outra tem diferença de visão, talvez por terem costumes diferentes e com isso aprendi que montar uma vitrine, abrange muitas coisas e uma delas é estudar as necessidades do seu publico e compreender que elas variam conforme a região para região.

Espero que tenham gostado desse poste, e sintam se a vontade de contar sua experiencia com vitrines. beijooos :)
Nanda Miliolli

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